19 de julho de 2011

O Caminho II

Durante a nossa passagem pela vida contactamos com variadas pessoas, cada uma delas diferente, com as suas ideias, crenças, ideais, sonhos e também problemas, manias, fobias, medos.
Todas elas tentam ser felizes.
Todas elas tentam de um modo ou outro serem melhores pessoas.
Todas elas tentam seguir os ensinamentos da sua doutrina de modo a chegaram ao "céu", à "luz".
Cada uma delas deveria viver de acordo com a sua consciência.
Mas nem sempre é assim. Muitas vezes somos influenciados pelos outros, por aquilo que nos rodeia e por aquilo que achamos que está correcto e não aquilo que sentimos como nosso.
Uma pessoa que está sempre a agradecer será mais grata do que outra que o faz na altura certa?
Quem quer mais ou algo melhor é egoista?
Ultimamente têm me falado muito do ego e dos seus maleficios. Será que o ego é realmente mau?
Vejamos. Quando nos sentimos orgulhosos de algo que conquistamos à custa do nosso trabalho, do nosso empenho, não será o ego a falar aí? Será isso errado? E quando nos sentimos injustiçados, quando nos apontam o dedo por algo que não fizemos, é errado que o nosso ego nos faça defender a nossa "dama"?
Será uma pessoa menos humilde por querer mais, por querer ser melhor, por querer superar as suas metas? A menos que o faça às custas dos outros a mim parece-me algo bom. Algo de que todos nos deveriamos orgulhar por o conseguirmos fazer, por termos liberdade para lutar por aquilo que queremos. E não é o nosso ego que nos motiva para tal?
O ego, tal como tudo neste mundo, só é mau quando em demasia, quando é utilizado para vitimizar os outros.
Uma pessoa sem ego é um "saco de pancada" nas mãos dos outros. É o pobre coitado que não tem brio naquilo que faz, que é o pau mandado de alguém, é aquele que está sempre dependente daquilo que os outros dizem e lhe dizem para fazer, é aquele que acena sempre com a cabeça a confirmar a baboseira que sai de qualquer boca.
Equilibrio foi, é e sempre será a palavra chave.
Para chegarmos ao "céu" só precisamos de dar o melhor de nós próprios, tratar os outros como gostavamos de ser tratados, e viver de acordo com a nossa consciência.
Afinal somos só humanos!!

Sem comentários: